A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS

dia-das-criancas-arcoiris

O Dia das Crianças é uma data comemorada em vários países, em diferentes datas que são determinadas de acordo com a história e significado da comemoração de cada local.

No dia 20 de novembro de 1959 a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância)oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.

No dia 5 de novembro de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança e no ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.

O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.

A organização das Nações Unidas (ONU) ainda comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram tal Declaração dos Direitos das Crianças.

Fonte: Brasil escola

Por Rainer Sousa – Graduado em História

       Patrícia Lopes